
As Competências do Setor Público que Viabilizam a Coordenação Governamental
OBJETIVO
O objetivo geral deste projeto é dar destaque para as competências do setor público que viabilizam a coordenação governamental.
Como objetivos específicos pretende-se trabalhar em cima de um conteúdo teórico a respeito das novas competências do setor público, comparadas com uma análise empírica da experiência de gestores, especialistas e acadêmicos, sobre a importância e a atual situação das competências em suas experiências de trabalho.
Outro ponto que gostaria de destacar ao final desta análise diz respeito à importância do setor de Recursos Humanos nas organizações públicas, como um setor responsável por lidar diretamente com o principal fator mobilizador da máquina pública, as pessoas.
Portanto, é necessário que existam discussões sobre a ressignificação da área de recursos humanos no setor público, com vista para o desenvolvimento das competências necessárias para a viabilização da coordenação governamental.
Através de uma revisão da literatura mais recente sobre gestão de competências e sobre as novas competências emergentes no setor público, será produzido um material de apoio baseado em concepções empíricas de gestores públicos, sobre as competências mais e menos percebidas em seus locais de trabalho bem como às consideradas mais e menos importantes e por fim as consideradas pertinentes para viabilizar a coordenação governamental.
Portanto, os resultados esperados são:
-
Categorização das novas competências e o grau de importância segundo a perspectiva de atores chave do setor público (gestores, especialistas, acadêmicos);
-
Criar um observatório de análise sobre as competências no setor público;
-
Construção de um material empírico de apoio para gestores e pesquisadores da área.
-
Produto Final da 1ª Edição do Open Master 2016.
JUSTIFICATIVA
A justificativa para a elaboração deste projeto com esta temática é sustentada pela minha inquietação e entusiasmo com o setor público. Também justifica-se pela minha constatação de uma necessidade de aprofundar os estudos em torno da temática de Gestão de Competências no setor público, e como ela está diretamente relacionada com o setor de Recursos Humanos.
O setor de Recursos Humanos seja em uma organização pública ou privada, é uma das principais áreas internas, pois é a responsável pela interlocução com todas as demais áreas, e também pela responsabilidade de manter a equipe sempre capacitada para as adversidades.
Outra justificativa é tentar entender a concepção das competências através do olhar empírico de atores inseridos dentro do setor público.
Portanto, acredito que seja necessário desenvolver mais a fundo os conhecimentos e conteúdos sobre as competências do setor público e a institucionalidade responsável por desenvolvê-las nos locais de trabalho.
A motivação para a realização deste portfólio e também da minha inscrição na 1ª Edição do Open Master 2016 vem desde minha trajetória pessoal de vida composta por momentos de superação e muita colaboração da família que sempre me instigaram a buscar pelo aperfeiçoamento pessoal, aprendizado e em fazer a diferença.
A escolha do meu tema de estudo parte do pressuposto de que quando se trata do setor público, devemos nos atentar também para aquilo que os olhos não veem, mas que fazem parte da casa de máquinas do setor público.
Neste caso em questão, é fundamental para a política pública, em toda fase do ciclo, ou até mesmo para funções rotineiras da administração pública que o alinhamento entre coordenação e os atores envolvidos esteja sempre em dia visando a qualidade do serviço.
Desta forma, pensar no debate sobre as competências do setor público, que viabilizam a coordenação governamental é pensar na qualidade dos serviços que estão sendo oferecidos a população.
Esta discussão aqui apresentada, tem como um dos objetivos instigar a função do setor de Recursos Humanos com a intensão de questionar se este não seria o setor responsável por atuar como a cola aglutinadora dos atores envolvidos nos processos (que necessitam de reciclagem e capacitações adequadas para as situações pelas quais se expõem), a relação entre diversas esferas, áreas e setores, e a execução de tais ações.
MOTIVAÇÃO
RESULTADO ESPERADO