top of page

ANÁLISES

Gostaria de manifestar aqui meu agradecimento a toda equipe do open master 2016, pelo aprendizado adquirido com cada participante e também com os organizadores da Agenda Pública e da Escola de Políticas Públicas. O conhecimento adquirido nestes quatro encontros serão para sempre utilizados, assim como o autoconhecimento, que me possibilitou superar minhas próprias expectativas e limitações pessoais. 

Ter feito parte deste projeto foi fundamental para o meu desenvolvimento pessoal e profissional, com esta rede de contatos que fiz espero poder contribuir sempre para o desenvolvimento da gestão pública. 

AGRADECIMENTOS

Aos Entrevistados, deixo aqui meu agradecimento pela disponibilidade e pela credibilidade, espero que um dia este projeto piloto possa de alguma forma melhorar ainda mais o ambiente de trabalho de cada um de vocês.

Agradeço à

Andressa Maranha; Daniel Carnecine; Deloise de Fatim; Gabriela Terentin; Jony Marcos; José Radamés; Julianne Nestlehner; Laís Faleiros; Larissa Almeira; Léa Marques; Lídia Hildebrand; Lígia Granzoto; Paula Trottmann Corrêa, Rodrigo Luppi e Tânia Bertholino.

Aqui consta uma análise de todos os dados coletados através do questionário aplicado para diversos atores da esfera pública, especialistas e do terceiro setor. 

Os gráficos abaixo apresentados demonstram apenas os principais resultados. Para analisar todos os dados obtidos basta clicar no ícone do PDF ao lado e poderá visualizar completamente os gráficos de cada competência analisada, assim como o questionário semi estruturado utilizado para coletar as informações.

Nesta análise, é possível identificar uma amostra das 3 competências mais percebidas nos locais de trabalho dos entrevistados. 

Abaixo de cada um dos gráficos contém o número absoluto exato do número de pessoas que assinalaram Sim, Não ou Raramente para as competências mais percebidas no local de trabalho.

Ao lado se encontra a competência menos percebida no local de trabalho dos entrevistados.
Interessante refletir sobre esta competência visto que ela pode apresentar duplo significado. O primeiro, de fato é completamente descartável no setor público, é aquele que entende atitude de dono como a apropriação de bem público por agente privado. A segunda interepretação consiste na preocupação do agente público com o trabalho, logo exprime um sentimento de cuidado, tato e muita atenção. 

Para os efeitos desse trabalho os entrevistados entenderam a competência a partir do primeiro exemplo

Agora que foram apresentada as competências mais e menos percebidas nos locais de trabalho, vamos observar as competências que são percebidas raramente, porém que não são menos ou mais importantes. 

OBSERVAÇÕES

OBS¹: Os gráficos apresentados acima, representam uma amostra de todas as competências;

OBS²: Estas representações dizem respeito a percepção das competências nos locais de trabalho dos entrevistados, e não quais são as mais importantes segundo as experiências. Este assunto vem a seguir

O gráfico baixo compreende uma análise baseada em uma nota atribuída por cada participante da pesquisa, sobre quais são as competências que cada um deles considera como as mais e as menos IMPORTANTES para o desenvolvimento da Coordenação Governamental dentro da organização/instituição pela qual ele(a) faz parte.

As notas foram de 0 (como sendo a menos importante) a 5 (sendo a mais importante) para a viabilização da Coordenação Governamental.

Sim: 11 pessoas; Não: 0 pessoas;

Raramente: 1 pessoa.

Sim: 12 pessoas; Não: o pessoas; Raramente: 0 pessoas.

Sim: 11 pessoas; Não: 0 pessoas; Raramente: 1 pessoa.

Sim: 1 pessoa; Não: 8 pessoas; Raramente: 3 pessoas.

Sim: 6 pessoas; Não: 2 pessoas; Raramente: 4 pessoas.

Sim: 4 pessoas; Não: 1 pessoa; Raramente: 6 pessoas.

Metodologia

O método utilizado para definir a média de importância foi dado a partir da média aritmética simples das notas atribuídas para cada uma das competências por cada entrevistado. 

Exemplo:

Média da importância percebida no local de trabalho da Competência "Trabalho em Equipe":

Exemplo:

Nota do Ator = NA

Média = M

M = NA1 + NA2  + NA3/3

DEPOIMENTOS

LÉA MARQUES

RODRIGO LUPPI

Gráfico referente ao oferta de cursos de capacitação nos locais de trabalho.

  • LinkedIn App Icon
bottom of page